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Automação comercial: O que é e como funciona?
Com o avanço das tecnologias em nosso dia a dia, um dos assuntos que são mais comentados é sobre a […]
Com o avanço das tecnologias em nosso dia a dia, um dos assuntos que são mais comentados é sobre a automação comercial no Brasil. Essa ferramenta veio para ajudar a agilizar e melhorar ainda mais os negócios de muitos empreendedores.
A automação comercial ajuda não só na agilidade das atividades, mas também em toda produtividade operacional e organização de qualquer comércio. Mas para você entender melhor o que é, como funciona e os benefícios para sua empresa sobre esse sistema preparamos este conteúdo, acompanhe. Boa leitura!
Entenda o que é a automação comercial
Atualmente, ter seu empreendimento e não possuir nenhum tipo de tecnologia para ajudar nos procedimentos é algo difícil de imaginar, não é mesmo? Um exemplo são os caixas eletrônicos, aplicativos de banco onde você consegue pagar todas suas contas online, ou até mesmo os smartphones cheios de inovações tecnológicas.
Algumas operações passam despercebidas em nosso cotidiano e, alguns anos atrás, elas eram feitas de maneira manuais e consumiam não só tempo, mas também a segurança das informações.
Mas hoje, com o auxílio e o avanço da tecnologia, essas operações são feitas de maneira rápida e precisa.
Esse sistema facilitou muito a vida de muitos varejistas para concentrar as informações importantes e também realizar a gestão de todos os dados.
Contudo, podemos afirmar que a automação comercial nada mais é do que essa integração incrível entre o ser humano e as máquinas e sistemas, que vieram para facilitar e ajudar nas tarefas para entregar cada vez mais serviços de qualidade e agilidade para os clientes.
E como funciona a automação comercial?
A automação comercial além de melhorar todos os processos dentro da sua empresa, também ajuda evitar as falhas cometidas se fossem feitas de maneira manual.
Esse sistema permite que a empresa tenha uma garantia que todos os dados e informações estejam sempre atualizados e corretos, para ter cada vez mais produtividade nas atividades do colaborador.
Como é o caso do setor de vendas, com a utilização do sistema de automação comercial, as informações mais importantes estão sempre em mãos, podendo dessa forma, ajudar de maneira mais eficaz a equipe de atendimento a cumprir um trabalho ainda melhor.
Já para o empreendedor, o controle de algumas etapas ficam ainda mais fáceis, como o controle do trabalho dos funcionários, a possibilidade de gerar relatórios, além de criar estratégias de vendas mais segmentadas.
Vantagens da automação comercial
Conforme já citamos acima, você já sabe o que é uma automação comercial e como ela funciona, não é? Agora vamos te dar boas vantagens em tê-la em seu negócio, confira.
Acompanhamento do seu faturamento de maneira estratégica
Um ponto fundamental e indiscutível para um negócio, para manter ele vivo, é o faturamento, certo? Portanto, se ele estiver baixo do que esperado, as chances para sua empresa fechar são altas.
Alguns motivos para levar a falta de faturamento na sua empresa podem estar ligadas a diversos motivos, desde no atendimento, agilidade no trabalho, podem estar também nos produtos ou nos serviços. Mas para identificar esses problemas, é necessário possuir uma boa análise que irão direcionar indicadores para resolvê-los de maneira correta.
Acompanhar esses dados é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio, por isso, contar com um sistema de automação comercial é muito importante.
Redução de custos
Com o sistema de automação comercial, você pode gerenciar e controlar operações internas e reconhecer as possíveis falhas. Com isso, o controle dos gastos é uma consequência direta da utilização dessa ferramenta, pois o retrabalho é reduzido e os serviços tornam-se mais produtivos e ágeis.
Outro ponto muito importante de comentar, é que você notará uma diminuição do uso de papéis, isso também é uma redução de custos que estão relacionados aos materiais de escritório.
Melhoria na logística
Além dos benefícios citados acima, com o sistema de automação comercial é possível controlar o estoque e administrá-lo ainda melhor, evitando acúmulo de produtos armazenados.
Com esse sistema, as ações de logísticas tendem a funcionar corretamente, gerenciando as entradas e saídas dos produtos.
Mais agilidade e eficácia no atendimento
Muitos clientes gostam de um atendimento ágil e personalizado, por isso, com o sistema de automação comercial esses resultados são possíveis. Pois você, gestor, consegue estipular o tempo de cada entrega de serviço, como por exemplo, de um atendimento em um restaurante.
Tomadas de decisões em tempo hábil
Ter os números sempre em mãos para poder tomar decisões mais assertivas e em menor tempo? Sim, isso é possível. Poder criar estratégias como lançar promoções quando suas vendas estão baixas, fazer girar o estoque com mercadorias paradas ou até mesmo que estão com os prazos de validade curtos, são ações automatizadas que vieram pra facilitar as tomadas de decisões.
Contar com um bom ERP para varejo que seja eficiente e moderno vai permitir maior interação com todas as áreas da sua empresa, podendo criar um fluxo de procedimentos ainda mais eficaz.
E para não errar na escolha de uma automação comercial, conheça as diversas possibilidades que a Glavo pode oferecer para você.
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