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Aumentar as vendas no varejo: Conheça as estratégias
Você que possui uma loja, deve saber que nem sempre aumentar as vendas no varejo é algo simples. Mas, com […]
Você que possui uma loja, deve saber que nem sempre aumentar as vendas no varejo é algo simples. Mas, com muita dedicação e planejamento, é possível melhorar os lucros em tempos de crise.
E foi pensando nisso, que separamos algumas estratégias de vendas no varejo para você aplicar hoje mesmo na sua empresa! Quer saber mais? Continue acompanhando com a gente.
O primeiro passo, é conhecer seu público
Conhecer o seu público é muito importante para montar uma boa estratégia, será o primeiro passo para aumentar as vendas no varejo. Se você conhecer realmente quem é o seu consumidor, será mais fácil criar estratégias de vendas e marketing mais assertivas.
É através da descoberta do estilo do seu consumidor que será mais fácil direcionar as ações no seu varejo. Para ajudar você nessa etapa, listamos alguns pontos importantes para você refletir:
- Imagine o que seu cliente procura ao entrar na sua loja;
- Pesquise se o seu público tem costume de comprar online e qual é a frequência;
- O que ele mais leva em consideração: preço ou qualidade?
- Qual o gênero que mais frequentam sua loja, homem ou mulher?
- Qual a idade média do seu público?
Essas são algumas perguntas que você deve avaliar para poder entender melhor seu consumidor e criar estratégias para aumentar as vendas no varejo em cima disso.
Tenha Sistemas de Gestão em sua loja
Trabalhar com vendas no varejo é um grande desafio e, é necessário ter sempre o controle financeiro em dia. E para poder controlar seu estoque, saber as saídas dos produtos, acompanhar as metas de vendas e planejar datas comemorativas para promoções e eventos, é importante contar com um bom Sistema de Gestão.
Possuir apenas aparelhos eletrônicos como o celular ou o computador com planilhas não é o suficiente, os Sistemas de Gestão possuem informações integradas para você entender todo o controle de estoque, os prazos, contas a pagar e a receber, além de outros documentos.
ERP para varejo, como o da Glavo, são ideias para melhorar todos os processos e facilitar o cotidiano da empresa, além de economizar tempo e aumentar as vendas.
Aumentar as vendas no varejo com uma boa experiência para seu cliente
Essa etapa é fundamental para deixar seu cliente a vontade sempre e oferecer uma experiência incrível e diferente de tudo o que ele já viu em lojas convencionais. Melhorar essa experiência é sinônimo de muito sucesso para melhorar as vendas em tempos de crise.
Preparamos algumas dicas especiais para ajudar a criar uma experiência para seu consumidor, confira abaixo:
- Cuide do ambiente físico da sua loja, deixe sempre limpo e organizado;
- Tenha uma fachada atraente e com a cara da sua loja;
- Monte com frequência o Visual Merchandising do seu negócio;
- Sua loja deve estar em um bom local;
- Se coloque sempre no lugar do seu cliente;
- Personalize o atendimento;
- Utilize de recursos tecnológicos;
- Use e abuse das redes sociais, afinal experiência é também fora da loja.
Essas dicas irão garantir um bom engajamento e também irão aumentar as vendas no varejo. Aposte!
Ofereça promoções e brindes na sua loja
Montar sempre boas promoções e ofertas na sua loja, é um ótimo método para captar mais clientes e também fidelizar os já existentes. Oferecer a vantagem de o cliente em poder parcelar em mais vezes o valor do próprio desconto, é algo muito bacana.
Além de criar gatilhos para compras, como por exemplo, na compra de duas peças, a terceira sai por R$2,00. Claro que as promoções podem variar de acordo com o segmento do seu varejo e também podem ser oferecidos mimos e brindes junto aos prontos.
Esteja nas redes sociais
Estratégias digitais não são importantes apenas para quem possui lojas virtuais, elas também valem muito para lojas físicas. As redes sociais são ótimas formas de relacionamento com seu público, ajuda a engajar ainda mais com sua loja, além de aumentar ainda mais o fluxo de novos consumidores.
Poste diariamente as novidades e os bastidores da sua empresa, conte o dia a dia, aplique promoções e dicas do segmento do seu varejo. Acredite, estar presente nas redes sociais é uma dica fundamental para aumentar as vendas no varejo.
Aposte nas Datas Especiais Comemorativas
O calendário do varejo para as datas especiais é determinante nas vendas de qualquer negócio, lojas ou negócios on-line. Os picos e variações de vendas em datas comemorativas são muito significativas, e são ótimas estratégias para melhorar os lucros.
Como por exemplo, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Natal, Páscoa, Dia das Crianças e até a famosa Black Friday, são gatilhos de compra infalíveis para estimular as pessoas a comprarem. São nessas épocas que as demandas crescem muito nas lojas.
Com planejamento, você prepara seu estoque, estrutura e cria campanhas promocionais temáticas para cada época do ano que impactam diretamente no fluxo de visitas. Com essas dicas você irá aumentar as vendas no varejo e obter ainda mais sucesso para o seu negócio. Quer ficar por dentro de mais dicas? Confira nosso blog.
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